terça-feira, 4 de setembro de 2007

Nasceu a Rota das Cidades Históricas

A ideia

3 cidades muitos trilhos
Torres Novas – Tomar – Leiria
pelos melhores caminhos da região

A ideia de criar uma rota na zona centro, teve origem no gosto pelos percursos de BTT de longa duração e em grandes espaços, desenvolvidos por um grupo de AZFriends residentes na região centro, mais propriamente nas cidades de Torres Novas, Tomar e Leiria.

A Rota das Cidades Históricas acabou por ser o desenvolvimento natural da vontade de ligar estas cidades em BTT. Paulo Mourão na zona de Torres Novas, Paulo Alípio em Leiria e arredores, Miguel Tolda na região de Tomar, delinearam e fizeram o levantamento dos percursos. Na escolha do seu traçado foi procurado que este decorresse preferencialmente em caminhos de terra, de forma a percorrer os trilhos mais interessantes, visitar os locais mais emblemáticos, mas procurando evitar ao máximo os estradões e estradas alcatroadas.Esperamos ter conseguido o objectivo.

Realizar a Rota

Como qualquer rota, esta poderá ser realizada nas condições que os seus participantes desejarem :
em solitário ou em grupo, todo o percurso de uma vez ou em várias etapas, realizar a totalidade ou apenas um troço.

Não se prevê a futura marcação do percurso com tinta ou fita, sendo que pelas suas características o seu traçado sobre o mapa não apresenta sentido ou viabilidade.

Assim a Rota apenas é passível de ser realizada com o auxílio do sistema de navegação GPS, pelo que que se torna imprescindível possuir um destes equipamentos para efectuar o percurso. Caso pretenda mais informações sobre a rota, obter os tracks ou obter um equipamento GPS para a sua realização envie um email para triumviratumbtt@gmail.com.

O desafio TRIUMVIRATUM BTT

Associada a esta rota surgiu a ideia de criar uma vertente "mais desafiante ou competitiva" da mesma. Paulo Mourão desenvolveu o conceito e concebeu o regulamento com o apoio dos restantes elementos do trio. Assim, no âmbito da Rota das Cidades Históricas, está igualmente criado o

Desafio Triumviratum BTT

Das suas características e normas para a realização é dada conta noutro local do blog.
Mas fica já feito o convite ...

Aceita o Desafio / Forma a tua Equipa / Realiza o Percurso

3 comentários:

Paizinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heitor disse...

Estimados AZFriends: Mourão, Toda e Alípio!
Venho dar uma no cravo e outra na ferradura... a do cravo vem demonstrar o meu sincero reconhecimento e júbilo por tão nobre e valida iniciativa contudo e sem desmerecimento pelo empenhamento e dedicação dos intervenientes a da ferradura prende-se com a incrédula exclusão da cidade de Santarém (por sinal Capital do Gótico - ex-candidata a património mundial) no início deste triumviratum, ou sendo linguisticamente mais preciso, no inicio do que podia ser este quattuorviratum. Por razões óbvias compreendo o vossa critério - residência dos recursos humanos envolvidos, mas tal não justifica o esquecimento deste vosso humilde AZ-Friend e o respectivo pedido de auxilio à minha servil prestação no sentido de colmatarmos esta grave lacuna. Um grande abraço e um excelente trabalho, são os meus votos!

Manel disse...

Amigos AZ's, o nosso amigo da Capital do Gótico tem toda a razão, e eu digo isto porquê? Porque eu estou aqui em Abrantes, mesmo no Centro de Portugal e com rotas de campo excelentes para ligar a Tomar...já somos muitos é isso?? Talvez não, se vos "contar" a minha ideia, é que uma grande rota não será concerteza a ligação entre "apenas" três cidades do Centro...até breve e mantenham o vício!!